segunda-feira, setembro 12

Ideal x Real

Gosto muito de ler os artigos da Rosely Sayão* na Folha, que são direcionados para pais e educadores.
Semana passada o assunto foi "Família feliz e Família real" e daí me veio na cabeça duas coisas:  o ressurgimento da minha vontade de escrever como idealizamos demais certas coisas que na realidade fogem ao nosso controle e também uma frase de um obstetra (que saiu numa matéria sobre parto na Prana Yoga):
"parto normal é um parto feliz".
Como boa professora de yoga é claro que eu queria ter um parto normal, é claro que eu esperava ter 10 dedos de dilatação (afinal de contas fiz tanta borboletinha e cócoras pra quê?!), é claro que eu achava que meus bebês não teriam cólicas, já que minha alimentação era impecável (rsrs), entre outras coisas.
Meu parto foi do jeito que eu abominava: uma cesárea com dia e horário agendados.
Mas, pra provar que as coisas não estavam sobre o meu controle e nem no controle de ninguém, mas sim da lei universal, aconteceu algo inesperado: a paciente do horário seguinte chegou na hora em que estávamos esperando liberar minha sala. E detalhe: com 8 dedos de dilatação!
Daí, minha médica veio me perguntar se Pedro e Valentina poderiam esperar mais um pouquinho e ceder o horário deles para a nenezinha que tava apressada, rsrs. Claro que cedemos!
Pois é, essa paciente era uma mulher de 40 anos que estava na segunda gestação, sendo que a primeira tinha sido cesárea (ela tinha pavor de parto normal) e a segunda também estava agendada pra ser, mas não foi!
E meu parto não foi "normal" como eu achava que deveria ser, mas foi muito especial, cheio de amor, com direito a platéia ansiosa e tudo.
Realmente não foi como idealizei... foi muito melhor!
Foi um parto maravilhoso e feliz, muuuito feliz!


P.S.: eles tem muita cólica e a minha dieta foi pro espaço.

*Rosely Sayão: psicóloga e autora do livro "Como educar meu filho?"