quinta-feira, maio 6

Invertidas X menstruação



Geralmente traduzimos prana como “energia”, mas na verdade essa energia ou força vital é dividida em cinco tipos, que são chamados de vayu.
Enquanto prana vayu regula as funções de entrada de energia (como a respiração), apana vayu  regula as funções de eliminação (excreção, urina, menstruação) e controla também o fluxo descendente da energia no corpo, já que ela é mais ativa na região pélvica e abdome inferior, o local do mula bandha.*
No nível sutil, apana não só elimina resíduos físicos, mas qualquer coisa que seja indesejável ou ameaçador para a boa saúde.
Ele dá suporte ao sistema imunológico e ajuda a manter a mente livre de forças destrutivas.
Feito esse resumo, dá pra gente entender porque as posturas invertidas são proibidas no período menstrual. Aliás, as invertidas e também a ação de mula bandha*, que a gente acaba fazendo naturalmente nas posturas extenuantes.
Elas confundem o movimento de expulsão do apana vayu e a longo prazo podem causar alterações no fluxo menstrual, inibindo-o ou até mesmo interrompendo-o.
Resíduos tóxicos fazendo "hora extra" na região pélvica boa coisa não pode dar, portanto mulheres, ajudem o seu corpo!
Seguem posturas simples (todas as desse post) de fazer nesse período. Usem o que estiver ao alcance de vocês para proporciona o máximo de conforto: cobertor, travesseiro, almofada, toalha, cadeira, etc.




                                      




*mula bandha = suave contração do assoalho pélvico