sábado, maio 1

A poesia do ciclo menstrual

Eu achava que a idéia de cortar o cabelo na lua crescente (coisa que faço sempre) era supersticiosa demais, afinal de contas, mesmo que eu não corte o cabelo ele vai crescer!
Mas, a ligação entre a lua e nós mulheres vem de bem longe... e no assunto de hoje, vem diretamente da medicina ayurvédica.
Segundo ela, o nosso ciclo menstrual se assemelha as fases da lua.

"Por meio de uma complexa dança hormonal, seu corpo prepara o útero para receber o óvulo fertilizado. Você entra num estado de plenitude quando ovula. A ovulação marca o período do mês em que você se sente mais viva, radiante e cheia de energia; afinal, como fêmea humana, esse é o momento em que você está mais interessada em atrair o parceiro. Uma vez que o óvulo fertilizado se implanta no revestimento uterino (ou, ao contrário, você não fica grávida), seu nível de energia recua e seu foco volta-se para dentro. A imagem do lado escuro da lua, como a própria menstruação, é uma imagem de casulo, de reflexo e de sonho. Você é direcionada para fora quando ovula (energia da lua cheia) e direcionada para dentro quando menstrua (reflexo da lua nova).”*

orgãos reprodutores

Pois é... nossa feminilidade está diretamente relacionada com essa “dança hormonal”, por isso eu acho que seria necessário olhar para esse período ou para a falta dele (a menopausa) com bons olhos.
A prática do yoga nos dá uma mãozinha nessa hora, ajudando-nos a reconhecer isso e passar a observar melhor nossas alterações de humor, de disposição, de criatividade, de reflexão e principalmente de isolamento.
E outra coisa interessante também é que o ciclo menstrual pode ser utilizado como um "indicador" da saúde, que é bem preciso por sinal. Aliás, bem preciso para aquelas que tem o ciclo regular.

Onde começa a menstruação?
No útero? Não.
No cérebro. Lá na glândula pineal.

* Yoga para a saúde do ciclo menstrual pág. 12

A poesia do ciclo menstrual - 2

sistemas endócrino e reprodutor

É ela quem dá o aviso ao hipotálamo quando chega a hora. Aí o hipotálamo fornece para uma outra glândula, a pituitária, o que ela precisa para produzir nossos hormônios de reprodução. Esses hormônios (com nomes estranhos) estimulam a produção dos conhecidos estrogênio e progesterona nos ovários. Essa ação começa no 1ºdia do ciclo, quando começamos a menstruar.
Talvez você possa estar pensando e daí?
E daí é que, quando você descobrir pelo que mais essas glândulas e o hipotálamo são responsáveis você entender o que é a tal relação (que já virou clichê) “mente-corpo”significa.

First of all: a glândula pineal por muito tempo foi considerada a “morada da alma” e corresponde ao famoso “terceiro olho” que é o chakra da intuição. Ela produz a melatonina, que regula o sono. Ela não está no esquema acima, mas é localizada abaixo do hipotálamo, bem onde passa a seta da pituitária.
A glândula pituitária por sua vez, produz mil hormônios e é considerada a glândula “mestra” do nosso organismo. Ela tá ligada a tudo: ao crescimento, concentração de glicose, gordura, água, sais, reprodução... quase tudo o que fazemos.
O hipotálamo controla a temperatura corporal, o apetite e o balanço de água no corpo.
É o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual e faz a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, citado acima.

Ou seja, há mais poesia no ciclo menstrual do que julga nossa vã filosofia...
E ainda tem gente que acha que o hatha yoga trabalha só corpo... Dá pra entender?