sábado, março 27

Considerações sobre o sono

“... Não conseguia se lembrar do mecanismo de dormir. Como fazia antes?
Não, a pergunta está errada, pensou, assim complicava, pois dormir é uma dessas coisas que não se pode controlar, vem por acaso.
De repente, lembrou de uma coisa antiga, o porquinho Freddie, grande detetive numa série de livros infantis.
Um dia, o detetive Freddie foi chamado para ajudar uma centopéia que não conseguia mais andar porque suas centenas de pés estavam fora de compasso. Freddie resolveu o problema mandando a centopéia andar sem olhar nem pensar nos pés. A solução estava em tirar a atenção do problema e deixar que a sabedoria do corpo resolvesse.
Era a mesma coisa com o sono.”

"Há um ditado que diz: “A boa saúde começa com um bom sono.”
Porque os seres humanos precisam dormir?
A principal razão é que o cérebro precisa recuperar-se da fadiga e exaustão mental. Os músculos podem recuperar-se da fadiga com o descanso sem precisar dormir. O cérebro, entretanto, necessita dormir para se recuperar.
Há hormônios que não são produzidos na quantidade a menos que durmamos. O hormônio do crescimento é um bom exemplo.
O segredo para um sono saudável está naquilo que fazemos durante o dia."



"Quando dormimos, ficamos inertes e inconscientes e não temos lembrança direta do sono.
No entanto, sabemos como ele foi. O sono profundo, sem sonhos, restaurador, é o que se deve almejar. Os iogues não sonham: ou estão dormindo ou estão acordados.
Há três tipos de sono. Se nos sentimos pesados e modorrentos* ao despertar, então o sono foi tamásico. O sono agitado, inquieto é rajásico. O sono que traz leveza, clareza e frescor é sátvico. Fazendo uso da mesma metáfora, o sono é uma rosa aberta que se recolhe em botão. Os sentidos da percepção repousam na mente; a mente, na consciência; a consciência, no ser.
Isso descreve exatamente o que tentamos alcançar por meio da ioga, por isso não há dúvida de que há algo a aprender."


Leonardo da Vinci escreveu: “Assim como um dia bem vivido proporciona um sono feliz, uma vida bem desfrutada proporciona uma morte feliz.”


*modorrento= = sonolento