quinta-feira, outubro 14

Certificação

 Em Iyengar Yoga existe o exame de certificação. Ele é uma prova que serve para avaliar a prática e a forma de ensinar dos professores do método. É como se fosse um selo de qualidade.

Existem vários níveis de exame e cada um deles tem uma série específica (lista) de posturas para as quais o professor deve direciona sua prática e seus estudos.
Uma pratica direcionada para a certificação dá um “up grade” que não se consegue com uma prática cotidiana, isso é fato.
Pra dizer a verdade, essa é grande vantagem em se fazer a prova (opinião pessoal).
Mas, infelizmente, toda avaliação traz consigo muita tensão, cobrança e ansiedade e no mundo da certificação não é diferente.
Mas, deveria ser! Afinal de contas, estamos falando de yoga.
Senão fica contraditório né? Prega uma coisa e faz outra.

Apesar dos pesares, sou uma defensora da certificação.
Mas, a forma como ela é conduzida precisa mudar.
Quando escrevi o texto “Adaptação” foi pensando justamente nisso.
Se as pessoas acham que existe uma única maneira de fazer as coisas, o método vai ser visto como “estreito e limitado.”

Fiquei sabendo por intermédio de uma conhecida que faz formação em Londres e prestou prova lá semana passada, que a permanência nas posturas foi de uns 10 segundinhos, ao contrário do que reza a lista.
Eu achei isso bem razoável, ainda mais que na minha última prova fiquei 10 minutos em sirshasana (apoio sobre a cabeça) e 8 minutos em sarvangasana (vela) com a pelve rodada, ou seja, toda torta.

Acredito que ainda estamos engatinhando nessa área e espero que futuramente tenhamos condições de realizar uma certificação tranqüila e produtiva. Onde as pessoas realmente sejam avaliadas pelo seu conhecimento em relação ao método, inclusive fazendo adaptações necessárias a sua própria prática e não somente buscando perfeição.
Quem sabe assim, a certificação se torne uma motivação para todos nós e “que juntos sejamos protegidos, desfrutemos dos frutos de nossas ações e obtenhamos força”.*





*trecho do Shanti Mantra (Mantra da Paz)