segunda-feira, abril 19

Garganta Azul

Sabe o que mais me interessou na exposição indiana?
Foi o título de uma das obras: Garganta Azul (Neelkantha).
Pra quem é entendido em mitologia hindu sabe que esse é um vasto mundo de interpretações e possibilidades e o mito “Garganta azul” não foge a regra.
Esse é um dos nomes de Shiva, que é o deus da destruição e também da transformação, da dança, da yoga, etc.
Segue uma das versões* da história.

"Há muito tempo atrás, deuses e demônios estavam engajados numa luta sem quartel pela supremacia e pela conquista da imortalidade. Nessa guerra, a arma definitiva seria o Amrita, o néctar da imortalidade, que jazia no fundo do Oceano.

No entanto, todo o poder dos deuses, inimaginável para nós, mortais, era insuficiente para extrair o Amrita das profundezas. Ainda mais, quando os demônios estavam concentrados na mesma tarefa e boicotavam o esforço dos deuses.
Brahma, o Deus Criador, conclamou então um encontro para resolver a questão. Acordou-se que deuses e demônios cooperariam entre si, ao invés de lutar.
Vishnu assumiria a forma de Kūrma, uma tartaruga gigante e sobre suas costas, os demais deuses colocariam o monte Mandara, e ele desceria carregando essa montanha até o fundo do Oceano com o deus-serpente Vasuki, enroscado ao redor da montanha, que serviria como corda, puxada alternadamente por deuses e demônios, cada grupo ficando numa das beiras do Oceano.
Desta maneira, Kūrma, girando alucinadamente com os braços e as pernas abertos, trabalhou como uma espécie de liquidificador gigante, que espalhou as águas do Oceano em todas as direções, fazendo com que os tesouros submersos nele desde o início dos tempos, viessem à superfície.
A tarefa estava dando muito certo, até a aparição do Veneno.
Shiva estava meditando no alto do Himalāyā. Deuses e demônios foram lhe rogar para serem salvos daqueles vapores letais.
Ele aquiesceu e bebeu o veneno, ficando com a garganta colorida de azul. É por isso que ele é chamado Nīkalantha, o da Garganta Azul.
O desapego de Shiva perante a vida e a morte é absolutamente aterrador.
Ao beber o veneno, ele salva o Universo. Ao absorver em seu próprio organismo o veneno do mundo, ele redime a Humanidade."

*versão de Pedro Kupfer

P.S.: A versão que eu aprendi dessa história muda um pequeno detalhe: no momento em que Shiva começa a beber o veneno, sua esposa Parvati aparece e segura forte sua garganta impedindo que ele engula o veneno e morra ao mesmo tempo impedindo que ele o jogue pra fora, matando todo mundo.
Eu gosto de uma mulher na história... fazendo diferença.