quarta-feira, abril 28

Iyengar Yoga

No próximo mês participarei de um evento no Sesc Santana chamado "Yoga e suas vertentes", onde a cada mês é vivenciado um método de yoga.

Nesse mês de abril as aulas foram de hatha yoga (suponho que clássico) e em maio serão de Iyengar Yoga.
Fazendo a programação das aulas me dei conta de que, quando a gente se acostuma com uma coisa, a gente dá aquilo por certo e muitas vezes esquece do seu encantamento.
Me lembro, por exemplo, quando eu ouvi falar a primeira vez sobre a sequência de posturas para o período menstrual, durante a formação.
Eu fiquei encantada. Porque por trás daquilo não existia só as questões físicas, mas também toda uma filosofia de respeito por aquela fase delicada e introspectiva da mulher.
Pelo fato do Iyengar estar vivo, o método tornou-se muito dinâmico e a cada dia ele se adapta mais e mais a vida moderna.
E isso faz muita diferença, porque um dia você tá menstruada, no outro tem energia pra dar e vender, no outro você tá com o braço enfaixado, no outro descobriu que tem pressão alta, no outro tá com diarréia e assim vai...


“A ciência do yoga não demarca o limite entre o corpo e a mente, mas aborda-os como uma entidade única e integrada. O tumulto da vida diária estressa o corpo e a mente, criando ansiedade, depressão, inquietação e cólera. Embora pareçam dirigir-se apenas ao corpo físico, os asanas do yoga influenciam o equilíbrio químico do cérebro, o que, por sua vez, melhora o estado mental da pessoa.”


Iyengar yoga - posturas básicas pág. 11