domingo, setembro 26

Mudrás


Fazendo o resumo do estudo dos chakras, comecei a pensar que foto iria escolher para simbolizar cada um deles.

Pensei no próprio símbolo de cada chakra, mas eles têm uma complexidade que foge a minha compreensão. Depois pensei no elemento correspondente, mas achei bobagem.
Aí pensei na cor correspondente, mas ficaria muito cromoterápico.
Então, por fim, escolhi postar a foto do “mudrá” correspondente.
Mudrá significa gesto feito com as mãos. Mas não um gesto qualquer, é um gesto com um peso simbólico muito forte.
Meu primeiro contato com os mudrás não foi na yoga, inclusive nem no Ashtanga, nem no Iyengar eles são usados, a não ser, obviamente, o namaskar (mãos em prece).
Foi quando eu fiz dança clássica indiana.
Imaginem que num dos estilos da dança você conta estórias com os gestos das mãos. É lindo!
E pensando bem, culturalmente, é muito significativo o uso das mãos como canal de comunicação.
Por exemplo, quando você pensar em orar. Qual a primeira coisa que fisicamente você fará? Dependendo da religião, talvez você se ajoelhe, ou sente e endireite as costas, mas aí depois, independente da religião todo mundo vai unir as mãos.
O cumprimento, lógico que dependendo do país, pode ser abaixar a cabeça, dar beijinho, mas como senso comum, todos usam o aperto de mãos.
E também existem aqueles gestos que pra nós são considerados “feios”, tipo mostrar o dedo do meio. De qualquer forma, continua tendo um peso simbólico, mesmo que negativo.
E se a gente pensar tem muitos outros, como o “paz e amor” mostrando o indicador e o polegar, “tudo jóia” com o polegar.
E quando se fala em chakras,  um mudrá tem a função de potencializar a força daquela roda.

P.S.: chakra significa literalmente roda, símbolo de movimento, que representa as alterações que ocorrem o tempo todo dentro de nós.