terça-feira, junho 7

Yoga para gestantes

Posso dizer que o livro “A matter of health” do médico e iogue Dr. Krishna Raman, foi um dos meus melhores investimentos.
Tudo o que pesquisei lá foi sempre muito rico em informação, tanto da área médica quanto das questões técnicas do Iyengar Yoga.
Estou terminando de traduzir (como não poderia deixar de ser) o capítulo “ The pregnant woman and yoga”.
Pra mim, pelo menos, esclarecimentos do porquê praticar um asana específico e não outro dão mais força e sentido para a prática, sem contar que me deixa mais segura.

Yoga aumenta o nível da consciência corporal. O resultado da gravidez pode, em grande medida, ser influenciado pela prática de asanas e pranayama antes da concepção (acho que eu sou prova disso), no decurso da gravidez e após o parto. Desta forma, o corpo e a mente permanecem atentos para responder melhor ao milagre do nascimento.
Para que a gravidez ocorra sem problemas, é basicamente necessário que os órgãos funcionem de forma saudável e que o corpo seja macio e flexível.
Os asanas são exercícios suaves por natureza e alimentam os tecidos da mãe e do bebê de uma maneira gentil. 
A ioga pode ser utilizada de forma terapêutica para aliviar os problemas associados a mãe e, pode até mesmo, manipular o bebê de uma forma metódica, ajudando a transformar o corpo no momento do parto...
A mulher deve praticar todos os dias para sustentar os benefícios, pois todos os asanas são projetados para o conforto da mãe e do bebê, mantendo um espaço uterino saudável.”

Seguem 3 asanas indicados, que são bem simples:






Upavistha Konasana: Deve  ser praticado quinze minutos, duas vezes ao dia, antes ou após a refeição. Use um travesseiro sob a pelve para facilitar a inclinação pélvica e o melhor relaxamento da musculatura do assoalho pélvico, bem como para relaxar os músculos do útero, que obtém alívio da carga constante do bebê. 











Badha Konasana: Alonga os músculos ao máximo, garantindo a elasticidade das paredes vaginais e do colo do útero que se estendem facilmente para acomodar o bebê.
 
 
 
 
 


Supta Badha Konasana: Dá um grande alívio para os músculos da parte inferior da parede abdominal anterior, cuja área, com a carga máxima do útero em posição ereta, está sujeita a constante peso e desconforto com o avanço da gravidez.Usamos um cinto ao redor da região sacro-lombar, passando pelas coxas e pés (que são puxados próximo a área genital). 





"Esses asanas pode ser iniciado em qualquer estágio da gravidez, mesmo por mulheres que nunca fizeram exercícios de yoga e continuaram sendo praticados durante toda a gravidez, até o parto."


Mais informações sobre yoga para gestante consultehttp://yogaparamamae.blogspot.com/