sábado, maio 1

A poesia do ciclo menstrual - 2

sistemas endócrino e reprodutor

É ela quem dá o aviso ao hipotálamo quando chega a hora. Aí o hipotálamo fornece para uma outra glândula, a pituitária, o que ela precisa para produzir nossos hormônios de reprodução. Esses hormônios (com nomes estranhos) estimulam a produção dos conhecidos estrogênio e progesterona nos ovários. Essa ação começa no 1ºdia do ciclo, quando começamos a menstruar.
Talvez você possa estar pensando e daí?
E daí é que, quando você descobrir pelo que mais essas glândulas e o hipotálamo são responsáveis você entender o que é a tal relação (que já virou clichê) “mente-corpo”significa.

First of all: a glândula pineal por muito tempo foi considerada a “morada da alma” e corresponde ao famoso “terceiro olho” que é o chakra da intuição. Ela produz a melatonina, que regula o sono. Ela não está no esquema acima, mas é localizada abaixo do hipotálamo, bem onde passa a seta da pituitária.
A glândula pituitária por sua vez, produz mil hormônios e é considerada a glândula “mestra” do nosso organismo. Ela tá ligada a tudo: ao crescimento, concentração de glicose, gordura, água, sais, reprodução... quase tudo o que fazemos.
O hipotálamo controla a temperatura corporal, o apetite e o balanço de água no corpo.
É o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual e faz a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, citado acima.

Ou seja, há mais poesia no ciclo menstrual do que julga nossa vã filosofia...
E ainda tem gente que acha que o hatha yoga trabalha só corpo... Dá pra entender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário