segunda-feira, setembro 12

Ideal x Real

Gosto muito de ler os artigos da Rosely Sayão* na Folha, que são direcionados para pais e educadores.
Semana passada o assunto foi "Família feliz e Família real" e daí me veio na cabeça duas coisas:  o ressurgimento da minha vontade de escrever como idealizamos demais certas coisas que na realidade fogem ao nosso controle e também uma frase de um obstetra (que saiu numa matéria sobre parto na Prana Yoga):
"parto normal é um parto feliz".
Como boa professora de yoga é claro que eu queria ter um parto normal, é claro que eu esperava ter 10 dedos de dilatação (afinal de contas fiz tanta borboletinha e cócoras pra quê?!), é claro que eu achava que meus bebês não teriam cólicas, já que minha alimentação era impecável (rsrs), entre outras coisas.
Meu parto foi do jeito que eu abominava: uma cesárea com dia e horário agendados.
Mas, pra provar que as coisas não estavam sobre o meu controle e nem no controle de ninguém, mas sim da lei universal, aconteceu algo inesperado: a paciente do horário seguinte chegou na hora em que estávamos esperando liberar minha sala. E detalhe: com 8 dedos de dilatação!
Daí, minha médica veio me perguntar se Pedro e Valentina poderiam esperar mais um pouquinho e ceder o horário deles para a nenezinha que tava apressada, rsrs. Claro que cedemos!
Pois é, essa paciente era uma mulher de 40 anos que estava na segunda gestação, sendo que a primeira tinha sido cesárea (ela tinha pavor de parto normal) e a segunda também estava agendada pra ser, mas não foi!
E meu parto não foi "normal" como eu achava que deveria ser, mas foi muito especial, cheio de amor, com direito a platéia ansiosa e tudo.
Realmente não foi como idealizei... foi muito melhor!
Foi um parto maravilhoso e feliz, muuuito feliz!


P.S.: eles tem muita cólica e a minha dieta foi pro espaço.

*Rosely Sayão: psicóloga e autora do livro "Como educar meu filho?"

8 comentários:

  1. Lu!!
    Você é demais!!
    Parabéns e muita saúde para vocês!!
    Beijos,
    Tábita.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, linda historia, tudo verdade! a gente tem mania de achar que sabe o que é certo, de querer o melhor, mas quem disse que sabemos o que é realmente melhor, né? O unico que podemos dizer é que tudo é aprendizado. Beijao!!

    ResponderExcluir
  3. E mais difícil ainda Mari é saber o que é melhor quando envolve os outros...

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk adorei!!!!
    Realmente as coisas nem sempre sai como gostariamos depois constatamos que foi muito melhor do que imaginávamos!!!! Ebaaaaaaaaaaaaa!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana! Me identifiquei muito com vários relatos seus tanto neste blog quanto no "Yoga para mamãe".
    Sou nutricionista, 25 anos, gestante de gêmeos bivitelinos há 9 semanas! Estou buscando ter uma gestação tranquila e saudável e, enquanto lia seu blog falei umas 5 vezes "Gente, eu TENHO que praticar yoga!" Sempre fui admiradora da yoga, mas nunca tive oportunidade de praticar. Agora que tenho espaço em casa, já estou aprendendo as posturas que você indicou para o primeiro trimestre!
    Tenho o sonho de chegar até as 40 semanas de gestação e ter um parto normal! Muita gente fala que eu sou maluca, mas se meus pimpolhos estiverem saudáveis até lá, vou encarar sem dúvida.
    Gostaria de ver posturas que agente possa fazer com os bebês!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Matia Antonia!
    Você não é maluca coisa nenhuma, sendo bem orientada você pode conseguir SIM, chegar até o tempo adequado para o bebês estarem prontos e ter um parto normal.
    Só que o segundo item vai depender mesmo é do seu médico, nem todos gostam de arriscar.
    Em relação as posturas para fazer com os bebês, ainda preciso praticar mais para postar, porque eu só indico o que eu consigo fazer.
    Vamos nos falando.
    Bju

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luciana, tudo bem?
    Tenho uma situação parecida com a narrada por você, até o momento... rs...
    Sou praticante de yoga, tenho curso de formação para professor, apesar de minha profissão ser em outra área.
    Da mesma forma que você narrou, quero um parto natural...
    Aliás, nunca me vi na situação de passar por uma cesariana. Sempre achei a cesariana uma violência contra a mulher, contra o bebê... Ou seja, um procedimento cirurgico que apenas deve ser utilizado para evitar a morte da mãe ou bebê.
    Assim, já sabia que quando ficasse grávida continuaria com minha yoga, procuraria uma doula... faria de todo o possível para facilitar o meu parto natural..
    Eis que o médico fala da suspresinha: são gêmeos!!
    Nunca imaginei ser mãe de gêmeos, ter uma gestação de gêmeos e, ao contrário de muitas mulheres, nunca desejei isso...
    Evidente que amo meus bebês e o importante é que tenham saúde... mas não nego que, quando soube que eram gêmeos, o temor de tudo foi maior que a alegria...
    E logo me vi, tendo de ser submetida a uma cesária, totalmente frustrada!!!
    Atualmente estou com 15 semanas. Somente agora meu médico liberou para atividades físicas, inclusive yoga.
    Farei a prática de yoga para gestantes. Mas, sinceramente, muito desanimada. Sequer sei se procurarei uma doula.
    Meu obstetra é voltado ao parto normal e já expus a situação a ele. Cesária, somente em ultíssimo caso. Ele também pensa assim, não faz cesarianas desnecessárias. Jà fez partos normais de gêmeos. Mas me alertou que o fato de serem gêmeos dificulta em muito o parto natural.
    Em síntese: está difícil não sentir a frustração e, apensar de querer o parto natural, tendo já passar pela decepção e não esperar mais...
    Até o momento está tudo bem, mas, como tudo pode mudar... e como as chances são pequenas... Prefiro adptar-me à frustração desde já.
    Não consigo, ainda, ver a cesária como algo especial... Imagino-me passando pelo procedimento e vejo muita decepção.
    Se, realmente for necessária a cesariana, espero como você, conseguir perceber a beleza do momento.
    Namaste.
    Andrea ( andreaat@uol.com.br )

    ResponderExcluir
  8. Andrea, acontecerá o que for melhor pra vocês quatro. Pode ter certeza disso!
    Quatro, porque inclui seu maridão nessa estória. Eu comentei pouco sobre o Ma, mas ele tava rezando pra eu aceitar a cesárea, pois não aguentava mais me ver com aquele peso todo, aquela letargia e claro, com a minha ideia insistente de ter um parto natural.
    Não desperdice sua energia com pensamentos negativos, ainda é tão cedo... procure uma doula e tenho certeza que ela vai te dar o maior apoio. Eu conheci várias doulas no curso de parto ativo que fiz ano passado.
    Vamos nos falando. Te enviarei um e-mail.
    Super beiju!!!

    ResponderExcluir