sábado, fevereiro 13

Sarnath - Budismo japones

Eu sou praticante do Budismo de Nitiren Daishonin, aqui conhecido como o budismo japones.
Visitei o templo japones e estranhei umas coisinhas.
Tem varias imagens do Gohonzon* e tambem imagens de varios budas, monges ou bonzos.
Naum sei se sao os discipulos de Nitiren ou se sao os bonzos atuais da Nitiren Shoshu.
O "meu " budismo tem um problema com o clero, naum sei se todos sabem.
Por conta da corrupcao e falta de protecao aos ensinamentos, a parte leiga se separou da parte clerical.
Entaum existe a Nitiren Shoshu, composta por maioria clerical e a Soka Gakkai, composta por maioria leiga e uns poucos monges que mantiveram o espirito do fundador.
Eu faco parte da Soka Gakkai.
Engracado, eh que num outro templo eu vi uma linda pintura, de numa parede inteira, onde Sakyamuni estava ladeado por deuses e demonios e pessoas diversas representando diferentes situacoes.
Foi muito familiar essa pintura. Pra mim eh como se fosse o Gohonzon desenhado ao invez de escrito. Muito interessante.

*Gohonzon: eh um pergaminho escrito por Nitiren que reprenta o Estado de Buda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário