sábado, fevereiro 13

A invencao da mentira

No voo para Delhi assisti um filme interessantissimo, chamado "The invention of lying" (a invencao da mentira), acho que ainda naum disponivel no Brasil.
Vamos ao resuminho:
Numa cidade onde todos falam a verdade, independente de qualquer coisa um homem e demitido e tem somente 300,00 no banco pra pagar o aluguel, de 800,00.
Desesperado, ele vai ao banco e quando ve que o sistema esta fora do ar, ele tem uma ideia estranha: resolve falar pra moca (do caixa) que ele tem 800,00 na conta.
O sistema volta, mas a moca da os 800,00 pra ele e ainda pede desculpa pela falha do sistema que acusou apenas 300,00 na conta dele. Afinal, todos falam a verdade.
Ele sente algo estranho, mas naum sabe exatamente o que, naum tinha nome praquilo.
Ele tinha inventado a mentira!
No leito de morte da mae (morte, sempre a morte), ao ve-la triste e sofrendo por partir pro nada ele decidi consola-la dizendo:
"Fique tranquila, naum eh verdade que apos a morte a gente parti pro nada. A gente parti pra um lugar muito melhor que este, onde todos moram numa mansao (o sonho de consumo da epoca). A senhora reencontrara o papai todas as pessoas que amou e sera jovem pra sempre. "
Ela sorri e morre.
Nesse momento, os medicos e enfermeiras do hospital estaum encantados com a novidade. Afinal, como ele sabia disso tudo? E a historia se espalhou pra todo o mundo.
Bom, encurtando ele precisava satisfazer a curiosidade das pessoas e esclarecer tudo isso. Naum dava pra volta atras e falar que naum era verdade. Ninguem entenderia.
Entaum, ele inventou que um "homem que sabe tudo" havia falado isso pra ele.
Numa caixa de pizza, ele digitou 10 itens que representavam as atitudes necessarias para ir pra esse lugar.
Tipo: 1. so vai pra la quem fizer apenas tres coisas ruins.
E ai vinham os questionamentos, tipo "se eu naum der comida pro cachorro eh uma coisa ruim?", "mas, eh uma mansao pra cada pessoa ou uma mansao por familia?".
Muito interessante... um profeta, 10 mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário