Gesto da Mãe Terra
Muladhara é o nome do nosso primeiro chakra e já tenho que adiantar que é cheio dos mistérios.
Quando adormecido é ele que controla a energia sexual. Aliás, no final desse post colocarei uma frase do Feldenkrais sobre o assunto.
Ele está localizado no períneo, entre a região do ânus e dos órgãos genitais.
É relacionado a fundação, fecundação, sobrevivência.
Seu elemento é Terra, o sentido predominante: olfato e a cor: vermelha.
Curiosidades:
1- na yoga nossa força vital é conhecida como Kundalini. Quando não despertada, ela é representada por uma serpente enrolada que fica com a boca voltada pra baixo, segurando a própria cauda. Por isso, o muladhara tem como símbolo um triângulo de cabeça pra baixo.
2- dizem que uma pessoa dominada por esse chakra dorme muito e de barriga pra baixo.
3- o excesso de vermelho (cor do chakra) pode causar excesso de agressividade, de atividade física, de trabalho e sexualidade descontrolada. Já sua falta pode causar estafa, desânimo, frigidez, falta de iniciativa e bruxismo.
????
O que será que bruxismo tem haver com a história?
Eu não sei, mas podem ter certeza que tem uma explicação.
Asanas clássicos desse chakra:
Na minha opinião, relacionar um chakra a uma postura específica é muito limitante.
De qualquer forma, acho que por uma questão didática, existem algumas mais indicadas que as outras.
Eu realmente não posso falar como muita propriedade.
Seguem os asanas:
posturas de pé
postura do bastão (dandasana)
cócoras (malasana)
lótus (padmasana)
“A maturidade sexual surge no final do período de desenvolvimento e por esse motivo é sua função mais vulnerável. Todas as conseqüências de hábitos inadequados e desaconselháveis formados pela experiência pessoal durante o período de crescimento anterior afetam essa função, marcando-a mais do que qualquer outra função que amadurece mais cedo... é impossível alguém corrigir e modificar adequadamente a maneira como usa o seu ser global sem recuperar a espontaneidade sexual... muitas pessoas não se consideram deficientes, mas sentem que não vivem plenamente, que a vida é uma obrigação vazia... vegetam num nível inferior de existência, do qual é impossível sair sem aprender o uso saudável do self que conduz a uma potência ativa, espontânea e completa. Mas, isso não pode ser alcançado sem que , ao mesmo tempo, a pessoa se torne um indivíduo ativo e evoluído.”
“O poder da autotransformação”
P.S.: O Feldenkrais foi um físico que se tornou professor de judô. Por conta disso, ele teve muita influência da cultura oriental no seu trabalho.
Outro dia no curso de formação, fiz uma lição relacionada ao Hara.
Para o judô, o hara representa a mesma coisa que a kundalini, para o yoga.