sábado, julho 5

Aparigraha


Lendo a Yoga Journal do mês passado, me deparei com um texto do Marcos Rojo muito interessante pela sua simplicidade.
Rojo é um daqueles raros mestres de yoga que vive condizente com o que prega, por isso eu gosto muito dele.
Nesse texto, ele cita aparigraha, um dos cinco yamas (disciplinas éticas), que geralmente traduzimos como "não cobiçar".
Em alguns livros, é definido também como não possessividade.
Segue alguns trechos na íntegra:
"Não possessividade não significa não possuir. Significa não possuir com apego. Ou seja, podemos ter as coisas necessárias para a nossa vida, mas que essas coisas não nos possuam. Quando tenho algo material, por exemplo, um carro novo, e morro de medo de perde-lo ou bate-lo, e isso muda meu humor, posso dizer que esse objeto me possui, e não eu que possuo o objeto."
"O futuro yogi deve eliminar essa tendência da sua vida, pois causa enorme prejuízo. Essa tendência de acumular coisas é tão forte que podemos considera-la quase como um instinto básico, contra o qual devemos lutar. A questão é saber o que é essencial e o que é supérfluo, luxo ou pior ainda, "da moda", pois servem apenas para satisfazer uma vaidade, às vezes infantil ou o desejo de ser melhor que nossos semelhantes."
O que eu gostei mesmo foi dessa definição de "não possuir com apego."
Isso seria o mesmo que "possuir com desapego"?
Eu acho que não!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário