segunda-feira, novembro 29

Relaxamento 2º Feldenkrais

"Consideremos a mandíbula. A maior parte das pessoas mantém a boca fechada quando não está falando, comendo ou fazendo alguma coisa com ela. O que é que mantém a mandíbula encostada contra o maxilar superior? Se o relaxamento, que hoje está tão na moda, fosse a condição correta, então a mandíbula deveria ficar livremente pendurada e a boca permaneceria bem aberta. Mas, este estado último de relaxamento só é encontrado em indivíduos que nasceram idiotas ou em casos de choques paralisantes.
É importante compreender como uma parte essencial do corpo, como a mandíbula, pode ficar no seu lugar, suportada por músculos que trabalham incessantemente, sempre que estamos acordados; no entanto, não temos a sensação de estar fazendo força alguma ao manter a nossa boca fechada.
A fim de deixar nossa mandíbula cair livremente, temos que aprender a inibir os músculos correspondentes. Se você tentar relaxar a mandíbula, até que pelo seu próprio peso ela abra a boca, você verá que não é fácil. Se bem sucedido, você poderá observar que há mudanças de expressão também na face e nos olhos. É bem provável que você descubra ao fim deste experimento, que sua mandíbula está habitualmente fechada com esforço excessivo.
Talvez você descubra também a origem dessa tensão excessiva. Observe o retorno da tensão depois que a mandíbula se relaxou e você descobrirá quão infinitamente pouco o homem conhece de seus próprios poderes e sobre si mesmo em geral.
Os resultados desta pequena experiência poderão ser importantes para uma pessoa razoável, mais importante até que cuidar de seus negócios, porque a sua habilidade em ganhar a vida poderá melhorar quando descobrir o que é que reduz a eficiência da maior parte de suas atividades."

2 comentários:

  1. Nossa, Lu! Gostei demais deste texto!!
    Fiz um workshop de Feldenkrais beeeeeeeeem lá atrás, quando nem cogitava praticar yoga. Gostei, mas não me aprofundei tanto. Então eu gosto bastante quando você traz informações sobre isso aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tô fazendo formação em Feldenkrais e o considero um iogue no mais profundo significado da palavra.
    Ele bebeu muito nessa fonte.

    ResponderExcluir