quarta-feira, novembro 17

Nadis


Esse tema é uma continuação dos chakras.
Acho importante temos conhecimento desses movimentos sutis para começar a falar sobre pranayama.


"Nadis são tubos que carregam ar, água, sangue, nutrientes e outras substâncias pelo corpo. Eles são nossas artérias, veias, capilares, bronquíolos, etc.
No corpo sutil eles são os "canais" por onde se movimentam as energias cósmica, vital, seminal, bem como as sensações e a consciência.
Todos os nadis são originários de um dos dois centros: do kandasthana (um pouco abaixo do umbigo) ou do coração.
Embora os textos de yoga concordem sobre os pontos de origem, eles variam em torno de onde alguns deles acabam.
Na respiração, os nadis realizam dupla função: absorver a energia vital do ar e jogar fora as toxinas resultantes. O Shiva Samhita menciona 350 nadis, dos quais 14 são considerados os mais importantes. Dentre eles, existem 3 que são os mais vitais: sushumna, ida e pingala."*
Sushumna: sai dividido da raiz (muladhara chakra) e termina no topo da cabeça, a sede do fogo (agni), atravessando o centro da coluna. Características: iluminação, serenidade (sattva).

Ida: começa a esquerda de sushumna, terminando na narina esquerda. É feminino na energia prânica. Alimenta e purifica o corpo e a mente. Noite, lua, inércia (tamas), introspecção.

Pingala: começa a direita de sushumna, terminando na narina direita. É o transportador da energia solar, energia masculina, acrescentando vitalidade. Dia, sol, ação (rajas), extroversão.


*Light on pranayama

Nenhum comentário:

Postar um comentário