quinta-feira, agosto 19

Urdhva dhanurasana

Os nomes das posturas em sânscritos são realmente uns palavrões com direito a nome, sobrenome e apelido.
Imaginem vocês que urdhva dhanurasana é a tão famosa e conhecida "ponte".
Só que em Iyengar Yoga nós a chamamos de "arco virado pra cima", pois urdhva=pra cima, dhanu=arco e asana=postura.
Urdhva dhanurasana é aquele tipo de postura que você ou ama ou odeia. É muito difícil o meio termo.
Isso porque quem faz, faz com a maior naturalidade do mundo, sem esforço, sem estresse. E quem não faz, não faz mesmo, nem com reza braba. Rsrsrs
Brincadeira, com muuuita reza até que sai.
Em se tratando de Iyengar Yoga, nenhuma postura é impossível, isso é fato.
A grande questão é que certas posturas tem alguns segredinhos, que fazem toda a diferença, até mesmo para aqueles que a fazem com tranqüilidade.
No caso de urdhva dhanurasana, que é considerada a primeira retroflexão avançada, temos que ter o cuidado para não torná-la lesiva e aí a técnica é fundamental.
Por isso, no link “Sinto... logo escrevo” estou criando a página “Tecnicamente falando” que trará muitas informações sobre esse asana bem como as várias possibilidades de praticá-lo, afinal yoga é para todos.

2 comentários:

  1. Então, Lu, esta é uma postura que eu não chego a amar, mas hoje posso dizer que gosto dela. Eu já tive muita preguiça de Urdhva dhanurasana, na verdade, não sei o que era, eu ficava pensando muito antes de entrar nela, quase como se eu achasse que não fosse conseguir, mas eu sabia que conseguia... meio confuso mesmo. Desconfio que ter aprendido os alinhamentos e as ações corretas dela me ajudaram mesmo. Adorei o Tecnicamente Falando! Tô esperando ansiosa!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não é confuso não Fa, eu entendo perfeitamente.
    Quando eu comecei a praticar yoga (eu fazia Ashtanga), ficava meio desesperada quando chegava no fim da aula e tinha que fazer o "peixe" (matsyasana).
    Eu tinha uma aflição absurda, daquelas que não dá pra explicar.Eu fazia, mas não via a hora de sair.
    Depois que eu comecei a ler sobre os chakras, fiz até umas associações, nem sei se válidas.
    Mas,o fato é que agora tá tudo tranquilo: eu e o peixe, o peixe e eu. rsrsrs

    ResponderExcluir