quinta-feira, maio 6

Invertidas X menstruação



Geralmente traduzimos prana como “energia”, mas na verdade essa energia ou força vital é dividida em cinco tipos, que são chamados de vayu.
Enquanto prana vayu regula as funções de entrada de energia (como a respiração), apana vayu  regula as funções de eliminação (excreção, urina, menstruação) e controla também o fluxo descendente da energia no corpo, já que ela é mais ativa na região pélvica e abdome inferior, o local do mula bandha.*
No nível sutil, apana não só elimina resíduos físicos, mas qualquer coisa que seja indesejável ou ameaçador para a boa saúde.
Ele dá suporte ao sistema imunológico e ajuda a manter a mente livre de forças destrutivas.
Feito esse resumo, dá pra gente entender porque as posturas invertidas são proibidas no período menstrual. Aliás, as invertidas e também a ação de mula bandha*, que a gente acaba fazendo naturalmente nas posturas extenuantes.
Elas confundem o movimento de expulsão do apana vayu e a longo prazo podem causar alterações no fluxo menstrual, inibindo-o ou até mesmo interrompendo-o.
Resíduos tóxicos fazendo "hora extra" na região pélvica boa coisa não pode dar, portanto mulheres, ajudem o seu corpo!
Seguem posturas simples (todas as desse post) de fazer nesse período. Usem o que estiver ao alcance de vocês para proporciona o máximo de conforto: cobertor, travesseiro, almofada, toalha, cadeira, etc.




                                      




*mula bandha = suave contração do assoalho pélvico

5 comentários:

  1. Lu, tenho pensado muito na seguinte questão: é melhor já ir deixando de praticar as invertidas uns dias antes da menstruação, não (4, 5 dias antes)? Eu sempre faço isso, como se estivesse me preparando para a menstruação. Mas no último mês me deu um ataque de bobeira e continuei fazendo invertidas até um dia antes de a menstruação chegar. Aí... ela atrasou um dia e veio quase nada... Será que tem a ver?
    Beijos, Fabi

    ResponderExcluir
  2. Oi Fa!!!
    Antes de responder qualquer coisa é necessário saber se você tem algum problema como cisto, endometriose, prolapso de útero etc ou se seu ciclo é normal.
    Beiju

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!
    Não tenho nenhum problema desses... E tomo pílula...
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Bom Fa,segundo a professora Lois Steinberg, uma perita em Iyengar Yoga para mulheres, pelo menos 1 ou 2 dias antes da menstruação seria bom evitar posturas como: paripurna navasana (barco), poses de equilibrio sobre as mãos como bakasana (corvo)bem como todas as que envolve forte contração abdominal e alto consumo de energia.
    Particularmente, eu não mudo muita coisa na minha prática, mas como boa ouvinte do meu corpo, se me sinto cansada faço menos permanência ou variações de alguns asanas. Mas, nunca deixei de fazer invertidas no período pré menstrual.
    Se você percebeu que deu alguma alteração, verifica se não tinham outros asanas intensos na sua prática, fora as invertidas.
    Outros fatores como ansiedade, stress também podem ter influência.
    Espero ter ajudado.
    Beiju e feliz dia das mães!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Lu!! Ajudou sim! Eu tava com a pulga atrás da orelha... Vou observar...
    Beijão!!!

    ResponderExcluir