terça-feira, junho 21

Uuuufa!!!

32 semanas
Olha essa barriga que não para de crescer (ainda bem!!!!).
Já engordei 16 kg e cada um dos bebês está com 2kg. Grandinhos e saudáveis. Isso é o que importa.
Agora meus olhinhos de japonês, cara de bolacha, cabelo descabelado, sono e fome 24hs por dia, são só detalhes. rsrsrs
Já sinto necessidade de repousar pra valer e parar de ficar batendo perna pelo mundo afora.
É uma decisão estranha, porque ninguém quer ficar parado, sem fazer nada. Pelo menos eu tenho essa dificuldade.
Por outro lado, fisicamente eu não controlo mais nada. Se ando um pouquinho já fico cansada e preciso sentar. Até mesmo pra fazer as coisas dentro de casa.
Não tá dando mais pra fazer yoga. Agora comecei a fazer massagem.
Sinto que minha missão daqui pra frente é me doar completamente para que Pedro e Valentina completem seu ciclo fetal e fiquem prontos pra vir ao mundo.
Acho que ser mãe, começa assim: se doando.

terça-feira, junho 7

Yoga para gestantes

Posso dizer que o livro “A matter of health” do médico e iogue Dr. Krishna Raman, foi um dos meus melhores investimentos.
Tudo o que pesquisei lá foi sempre muito rico em informação, tanto da área médica quanto das questões técnicas do Iyengar Yoga.
Estou terminando de traduzir (como não poderia deixar de ser) o capítulo “ The pregnant woman and yoga”.
Pra mim, pelo menos, esclarecimentos do porquê praticar um asana específico e não outro dão mais força e sentido para a prática, sem contar que me deixa mais segura.

Yoga aumenta o nível da consciência corporal. O resultado da gravidez pode, em grande medida, ser influenciado pela prática de asanas e pranayama antes da concepção (acho que eu sou prova disso), no decurso da gravidez e após o parto. Desta forma, o corpo e a mente permanecem atentos para responder melhor ao milagre do nascimento.
Para que a gravidez ocorra sem problemas, é basicamente necessário que os órgãos funcionem de forma saudável e que o corpo seja macio e flexível.
Os asanas são exercícios suaves por natureza e alimentam os tecidos da mãe e do bebê de uma maneira gentil. 
A ioga pode ser utilizada de forma terapêutica para aliviar os problemas associados a mãe e, pode até mesmo, manipular o bebê de uma forma metódica, ajudando a transformar o corpo no momento do parto...
A mulher deve praticar todos os dias para sustentar os benefícios, pois todos os asanas são projetados para o conforto da mãe e do bebê, mantendo um espaço uterino saudável.”

Seguem 3 asanas indicados, que são bem simples:






Upavistha Konasana: Deve  ser praticado quinze minutos, duas vezes ao dia, antes ou após a refeição. Use um travesseiro sob a pelve para facilitar a inclinação pélvica e o melhor relaxamento da musculatura do assoalho pélvico, bem como para relaxar os músculos do útero, que obtém alívio da carga constante do bebê. 











Badha Konasana: Alonga os músculos ao máximo, garantindo a elasticidade das paredes vaginais e do colo do útero que se estendem facilmente para acomodar o bebê.
 
 
 
 
 


Supta Badha Konasana: Dá um grande alívio para os músculos da parte inferior da parede abdominal anterior, cuja área, com a carga máxima do útero em posição ereta, está sujeita a constante peso e desconforto com o avanço da gravidez.Usamos um cinto ao redor da região sacro-lombar, passando pelas coxas e pés (que são puxados próximo a área genital). 





"Esses asanas pode ser iniciado em qualquer estágio da gravidez, mesmo por mulheres que nunca fizeram exercícios de yoga e continuaram sendo praticados durante toda a gravidez, até o parto."


Mais informações sobre yoga para gestante consultehttp://yogaparamamae.blogspot.com/